Praia, Cabo Verde – 16 a 18 de Junho 2017 –
“Promoção de oportunidades para uma cooperação económica China – CPLP”

 

O Encontro de Empresários para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa é parte de uma acção integrada no Plano de Acção de Cooperação Económica e Comercial, assinado por ocasião do “Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa”, realizado em 2003 e acordado entre os organismos de Promoção do Comércio e Investimentos/Câmaras de Comércio destes países.

O encontro tem periodicidade anual e tem por objectivo estimular as relações comerciais entre empresas dos países envolvidos, através da identificação de novas formas de cooperação, oportunidades de investimentos e promover parcerias que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico dos respectivos países.

Para o efeito, Cabo Verde assume a organização da XII Edição do evento, na cidade Praia, na ilha do Santiago, de 16 a 18 de Junho 2017. Durante o evento realizar-se-ão vários workshops sobre oportunidades de negócios e investimentos, apresentação de projectos, entre outros temas, além de bolsas de contactos. Para esta edição, propõe-se um novo formato para o evento com maior incidência em projetos e visitas ao terreno, nomeadamente a outras ilhas, com particular atenção nas áreas do turismo, pescas.

A realização deste encontro em Cabo Verde, constitui uma grande oportunidade para o reforço e estreitamento das relações entre organismos de promoção de comércio e investimento, bem como, num contexto de retoma da economia mundial e da reprojecção das oportnidades e sectores de investimentos de Cabo Verde, propiciar aos participantes novas oportunidades de investimentos, no país, no sector do turismo, economia do mar, bem como nos demais segmentos complementares.

A anteceder este fórum, os organismos integrantes reunir-se-ão para troca de informações sobre iniciativas de interesse comum, nomeadamente apresentação dos resultados e avanços conseguidos pela equipa de trabalho sobre a federação de empresários, cujo MoU foi assinado 12 de Outubro 2016 em Macau.